7 temperos que não podem faltar na sua cozinha

Seu portal de Saúde e Bem Estar

7 temperos que não podem faltar na sua cozinha

Uma característica única dos humanos é o ato de temperar os alimentos. Com o paladar muito aguçado e vontade de explorar, o homem sempre procurou misturar ervas e tentar novos sabores.

Hoje em dia, é possível afirmar que a gastronomia é uma verdadeira arte, capaz de provocar sensações e sentimentos únicos.

Se você vai visitar uma Loja de temperos e não sabe bem o que comprar, confira essa lista com os 7 temperos que não podem faltar em uma cozinha!

Os coringas da cozinha

Sal

O sal certamente é um dos tipos de temperos mais antigos que existem. Estima-se que faz cinco mil anos que a humanidade utiliza o sal, cuja principal função, em tempos antigos, era preservar os alimentos por mais tempo.

O condimento também já foi usado como pagamento pelo trabalho em muitas civilizações. Ainda assim, é inegável que sem o sal muitos alimentos não seriam tão gostosos.

A dica é contar com o sal rosa do Himalaia na cozinha. Esse tipo específico de sal contém magnésio, cálcio, bicarbonato, potássio, estrôncio, sulfato e brometo.

Esses nutrientes e minerais garantem que utilizar o sal rosa como tempero não é bom apenas para o paladar, mas também para a saúde.

Alho

O alho não é apenas um tempero, mas também uma erva medicinal. Desde o antigo Egito, acredita-se que o alho possui efeitos terapêuticos e profiláticos.

De fato, hoje em dia, foi comprovado que o condimento tem efeito bactericida e que ajuda a prevenir e melhorar o quadro de diversas doenças, como problemas cardiovasculares.

Esse condimento é essencial na cozinha, famoso por ser usado para refogar legumes e dar mais sabor a molhos.

Para aqueles que ficam com preguiça de preparar o alho, há muitos equipamentos para fabrica de temperos que produzem pastas de alhos seladas em pequenos potes, prontas para uso.

Cebola

O terceiro coringa da cozinha é a cebola. É capaz de temperar quase todos os alimentos saudáveis e, juntamente com o alho, é o tempero mais tradicional para carnes. Ao usar cebola, a dica para identificar que ela está no ponto é verificar se ela está translúcida.

Temperos versáteis e marcantes

Pimenta do reino

Uma Fabrica de temperos certamente deve receber fornecimento constante de pimenta do reino, pois, dentre as pimentas, é a mais utilizada na cozinha.

O que poucos sabem é que, segundo uma pesquisa do Journal of Agricultural and Food Chemistry, o condimento pode bloquear a produção de células de gordura. Muito versátil, a pimenta do reino combina com:

  • Carne vermelha;
  • Aves;
  • Peixe;
  • Legumes;
  • Verduras;
  • Sopas;
  • Molhos.

A especiaria é fruto da trepadeira “Piper Nigrum”, presente no subcontinente indiano. Seu sabor picante é muito suave e, por isso, não rouba o protagonismo de sabor dos alimentos que tempera.

Geralmente, é combinada com o sal. Todo bom cozinheiro escolhe por moer a pimenta do reino na hora, pois isso a deixa mais saborosa. Para isso, basta comprar os grãos secos.

Cebolinha

Essa hortaliça possui vitaminas A e C, e ajuda no combate a doenças respiratórias em geral. Seu uso, assim como o dos itens anteriores, é indiscriminado.

A dica é sempre colocar a cebolinha na panela depois que o fogo tiver sido desligado, perto da hora de servir. Isso garante que as suas propriedades nutricionais e o seu sabor sejam conservados.

Salsa

Assim como a cebolinha, a sala deve ser colocada no final do cozimento, depois que o fogo tiver sido desligado.

A salsa é um dos Temperos zona cerealista que pode esconder o gosto dos outros temperos ou do alimento quando usada em excesso, então é preciso estar sempre atento e usar a quantidade ideal.

Novamente, não há alimentos com os quais a salsa não combine, seu diferencial é que até em sucos sua presença é bem vinda, levando mais frescor.

Manjericão

O manjericão é conhecido por seu cheiro forte agradável e seu uso é muito plural. É possível fazer infusões, chá, óleo essencial e usar para decoração de pratos, além de temperar.

A erva se destaca por sua notável quantidade de vitaminas: vitamina K, ferro, cálcio, vitamina A, fibras, magnésio, vitamina C e potássio.

Por fim, vale lembrar que sempre que se procurar por um atacadista de temperos e condimentos é possível escolher molhos e misturas prontos, o que pode facilitar muito o processo de cozinhar para iniciantes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *