5 benefícios das facetas dentárias para o sorriso

Seu portal de Saúde e Bem Estar

5 benefícios das facetas dentárias para o sorriso

Um sorriso bem cuidado tem muito potencial para melhorar a qualidade de vida de qualquer pessoa.

Além de proporcionar a liberdade de sorrir espontaneamente, uma dentição branca e alinhada muda radicalmente a imagem e a impressão que as pessoas tem de qualquer um, algo que pode até mesmo abrir portas na vida profissional.

Em contrapartida, muitos sentem um verdadeiro pânico ao pensar em sentar-se na cadeira do dentista.

A maioria destas pessoas associa a visita ao profissional a uma sessão de dor e desconforto. Assim, uma parcela considerável delas não busca soluções para o sorriso.

Felizmente, nos últimos anos, foram desenvolvidas alternativas não invasivas, para que o paciente tenha plena liberdade para sorrir, sem medo ou vergonha.

Uma delas é o uso de facetas dentárias. Aprenda mais sobre este tratamento e suas vantagens a seguir:

O que são as facetas dentárias?

As facetas são placas ultra finas, feitas de resina ou de porcelana, que são fixadas sobre a superfície dos dentes naturais, com a ajuda de uma cola específica.

Como sua tonalidade imita muito bem a cor natural da dentição, o resultado é praticamente imperceptível.

Esta característica também permite que ela seja usada para resolver problemas como:

  • Diastemas;
  • Dentes desalinhados;
  • Dentes trincados;
  • Dentes com formatos que não valorizam o sorriso do paciente;
  • Dentes manchados e/ou escurecidos;
  • Dentes com problemas de curvatura.

Como isso tudo pode ser feito sem tratamentos complementares, como o uso do aparelho ortodôntico, a procura é grande, e as facetas para dentes preço acaba compensando.

Facetas de resina x facetas de porcelana

Na hora de fazer um tratamento do tipo, muitas pessoas ficam em dúvida a respeito de qual material usar: porcelana ou resina.

A resina, muitas vezes, atrai os pacientes devido ao valor mais em conta em relação à porcelana. Além disso, sua aplicação é mais simples e rápida.

Entretanto, é preciso considerar que a faceta dentária é um tratamento que deve ser feito visando o longo prazo, e a resina perde um pouco quando o assunto é resistência.

Quem opta por ela corre um risco maior de observar a faceta adquirindo uma cor mais amarelada, além de gosto. Da mesma forma, as chances de quedas e quebras são mais altas.

Já as facetas dentárias porcelana oferecem todos os benefícios deste material, incluindo a resistência e o forte apelo estético. Assim, sua relação custo-benefício acaba por compensar mais.

Quais são as vantagens das facetas?

Interessado no tratamento? Então confira, a seguir, algumas de suas vantagens:

Correção do alinhamento sem aparelho

Hoje, problemas de alinhamento menos severos não mais requerem o uso do aparelho ortodôntico para serem resolvidos.

Como a faceta de porcelana é colocada diretamente sobre os dentes, em uma consulta regular, ela pode ser moldada para ocultar problemas de alinhamento e espaços na dentição.

Contudo, vale ressaltar que isso nem sempre é possível. Pacientes com problemas mais graves, como uma mordida não alinhada, precisam usar o aparelho antes de receber as facetas.

Podem substituir o clareamento dental

Elementos como antibióticos, café e o cigarro são alguns dos que contribuem para o amarelamento dos dentes. Por conta disso, muitas pessoas recorrem aos dentistas para obter um sorriso branco novamente.

Entretanto, o tradicional clareamento dental não é a única alternativa. Dado que a faceta cobre a superfície natural dos dentes, ela também pode ser usada para ocultar aqueles que estejam escuros e/ou amarelados – e, de quebra, para solucionar problemas de espaçamento e alinhamento.

Como são vários tratamentos em um só, as facetas dentárias valores compensam e apresentam ótima relação de custo e benefício.

O resultado é instantâneo

Quem usa aparelho ortodôntico precisa esperar meses – às vezes anos – para sentir os resultados do tratamento.

Já que opta pelas facetas não tem este problema: quando elas são fixadas, o paciente fica com um sorriso instantaneamente mais harmônico.

O tratamento é não invasivo

Como as facetas são coladas diretamente sobre os dentes, não há necessidade de anestesia ou de incisões: é um tratamento não invasivo.

A única coisa necessária antes da colagem é um pequeno desgaste da superfície natural da dentição, para que o resultado seja o mais natural possível.

A durabilidade é alta

As facetas de porcelana durabilidade são um de seus maiores diferenciais deste tratamento: quando elas são aplicadas por um profissional qualificado, elas podem levar anos sem a necessidade de substituição ou reparos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *