4 pontos importantes sobre o lar de idosos

Seu portal de Saúde e Bem Estar

4 pontos importantes sobre o lar de idosos

Além das experiências de vida, a chegada da terceira idade traz consigo, em muitos casos, as dificuldades de se manter e de se sustentar nesse período, que corresponde a faixa etária a partir dos 60 anos de idade – segundo o Estatuto do Idoso.
Para viver com melhor qualidade e conforto, alguns idosos ou familiares buscam alternativas diversas.

Harmonizar a rotina entre familiares e idosos

A alternativa mais conhecida é o Lar de idosos. Trata-se de um espaço de convivência entre as pessoas dessa faixa-etária e de profissionais que buscam amenizar as complicações e proporcionar o maior conforto aos idosos.

Esses profissionais, que devem ser técnicos e especializados, contribuem com tarefas do cotidiano, como higiene, alimentação, controle de remédios, tratamento dos sintomas de doenças que atingem a terceira idade.

Como Alzheimer e osteoporose – que são os casos mais comuns de internação: familiares que não sabem como auxiliar e cuidar de idosos com essas doenças, além de não poder se ausentar para trabalhar e deixar o idoso sozinho.

A Casa de repouso no ipiranga, ou casas em qualquer outra região do estado paulistano, são mantidas através dos pagamentos mensais e fixos da estadia de cada idoso residente.

Caso as necessidades dos familiares sejam as questões mais rotineiras, como alimentação, cuidados higiênicos, administração de remédios e sedentarismo, e, até mesmo, para um curto período de estadia, uma das alternativas é a Creche para idosos.

Semelhante às creches infantis, trata-se de um local onde o familiar responsável pode deixar o idoso, enquanto cumpre sua rotina, e depois buscá-lo.

Ele é destinado somente ao lazer, atividades físicas e convivência dessa faixa-etária. São realizadas tarefas como: pintura, artesanato, dança, alongamento, caminhadas, jogos, etc.

Por isso, é um local não destinado às pessoas com problema de saúde e, também, por não contar com profissionais dessa área. A creche destinada aos idosos é adequada para quem pretende conciliar o cuidado sem perder o convívio diário com o idoso.

Para aqueles que sofrem com doenças, o ideal é a Clínica de repouso. Além dos cuidados realizados, há todo um aparato hospitalar que equipa o local, no qual é possível encontrar ambulatório, internação e UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Idosos podem viajar e se instalar em locais a eles destinados

Uma das opções mais atuais, indicadas pelo setor de turismo, é o Hotel para idosos. Esse serviço pretende atender às necessidades dessa faixa-etária e incentivá-los a viajar ou passear e fugir do sedentarismo.

Entretanto, é essencial que esses locais sejam equipados com ambulatórios e profissionais da área da saúde, para qualquer tipo de acidente ou atendimento repentino.

Além disso, é muito importante que esses locais sejam todos estruturados com acessibilidade para facilitar algumas tarefas rotineiras e que, de forma alguma, sejam prejudiciais à saúde. Desta forma, é fundamental que o hotel possua:

  • Corrimão;
  • Elevadores;
  • Rampas de acesso;
  • Apoiadores, como andador e bengala, e cadeiras de rodas.

É fundamental destacar que, em todos esses ambientes, deve-se ter o Cuidador de idosos – que é o profissional habilitado para o tratamento de cuidados com os idosos – e também que sejam estabelecimentos devidamente licenciados pelas autoridades estaduais e federais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *