4 Principais cuidados com a pele no verão

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4 Principais cuidados com a pele no verão

Verão 2020 chegando, férias em família, viagens, calor e algo que todos nós precisamos ter em mente são os cuidados com a pele no verão. Isso porque, nessa estação é natural tanto a maior exposição do corpo quanto a mudança na rotina. 

Veja aqui as 4 principais dicas para o cuidado da sua pele e de toda a sua família.

1. Hidratação

A hidratação é importante durante o ano todo, mas existem duas situações extremas, o frio e o calor. No frio, a sensação de sede é menor, nos colocando em risco de desidratação pela falta de sede. 

Enquanto no calor, perdemos mais água por conta da transpiração. Mesmo sentindo mais sede, nem sempre consumimos a quantidade adequada de água para o dia.

Independente da temperatura, é muito comum o baixo consumo de água em nossa rotina. Desse modo, para evitar a desidratação que gera problemas para a saúde e pele, veja algumas dicas:

  1. Tenha sempre uma garrafinha de água e quanto maior sua garrafinha melhor. Mas, desde que tenha uma, as chances de ficar desidratado já diminuem devido a facilidade que o utensílio trás.
  2. Consuma frutas como lanche. Essa classe de alimentos é rica em vitaminas e grande parte da sua composição é de água, sendo uma boa fonte de hidratação. Vale ressaltar que o consumo de frutas não dispensa a água.
  3. Sobre a quantidade de água diária necessária para uma boa hidratação, o ideal é consumir pelo menos 30 ml por Kg do seu peso total. Ou seja, se você pesa 70 Kg, o recomendado é ingerir no mínimo 2100 ml de água. 
  4. Ao praticar esportes, seja ao ar livre ou em espaços fechados, consuma água durante o exercício para evitar o cansaço precoce quanto os efeitos adversos da desidratação, como náuseas, dor de cabeça, tontura e até mesmo desmaios. 

2. Boa alimentação 

A boa alimentação está diretamente relacionada com a hidratação. Além disso, existem alguns nutrientes que podem ajudar muito na proteção contra os raios solares e também na boa aparência da pele. 

Dois exemplos desses nutrientes que ajudam a cuidar da pele no verão são a vitamina C e os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1.

Vitamina C

Apesar da vitamina C ser facilmente encontrada na alimentação, como mencionamos anteriormente, é comum a mudança de hábitos e da rotina nesse período.

Portanto, caso você acredite não consumir frutas e verduras diariamente ou com uma boa variedade, a recomendação é do consumo da vitamina C pela suplementação.

Existem alguns estudos que mostram que a vitamina C atua no organismo de duas formas que ajudam na proteção da pele:

1° Atua como proteção extra do organismo aos raios solares;

2° Estimula a produção natural de colágeno no organismo.

Esses efeitos são observados com doses a partir de 1000 mg/dia e resultam em uma pele mais hidratada, sem aquela aparência ressecada que a exposição solar causa. 

Além disso, ela pode atuar contra o envelhecimento precoce da pele devido a maior produção de colágeno.

Contudo, além da dose ideal, a partir de 1000 mg/dia, os profissionais dermatologistas e nutricionistas recomendam o consumo por meio de tabletes. 

Isso porque esse tipo de suplemento é o mais puro e benéfico para a saúde por não conter aditivos químicos como é o caso da vitamina C efervescente.

Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1

Enquanto a vitamina C estimula a produção de colágeno natural do organismo, os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1, não pode ser encontrado na alimentação, sendo apenas um suplemento alimentar. 

Isso porque o colágeno encontrado nos alimentos, ao entrarem no processo de digestão no organismo, se quebram em moléculas diferentes do colágeno encontrado na nossa pele. 

Isso significa não demonstrar ação específica, sendo uma proteína sem especificidade que irá ajudar no adequado consumo de proteínas durante o dia.

O colágeno encontrado na forma de peptídeos não sofre essa alteração durante a digestão e possui alta afinidade com o colágeno encontrado na pele. 

Para afirmar que esse tipo de colágeno possui resultados positivos para a pele, diversos pesquisadores testaram esse suplemento, conhecido mundialmente como “Colágeno Verisol”. 

Em resumo, os estudos desenvolvidos contavam com a suplementação de, em média, 2,5 g de Verisol ao dia para mulheres de diferentes idades. 

Após 8 semanas de consumo diário, foram encontrados diversos benefícios para a aparência e saúde da pele.

Entre as vantagens é possível destacar:

  • Melhora da hidratação da pele;
  • Diminuição das linhas de expressão e rugas;
  • Melhora da elasticidade da pele;
  • Fortalecimento das unhas e cabelo.

Por ser o único que possui seus resultados com base em estudos científicos, o colágeno Verisol é o mais recomendado pelos nutricionistas estéticos e dermatologistas para o cuidado com a pele.

3 Protetor solar 

O protetor solar deve ser utilizado durante todo o ano, até mesmo quando não ocorre a exposição solar. 

Isso ocorre porque até mesmo um luz sintética, como a da nossa casa, resulta em efeitos prejudiciais para a nossa pele.

Durante o verão, no entanto, com o aumento da exposição solar, a atenção com esse item deve ser redobrada. Afinal, é comum a maior exposição do corpo e aumento das temperaturas.

O alerta fica com relação ao fator de proteção solar (FPS) de cada produto. Para escolher busque orientação profissional para adequar o melhor FPS para a sua pele. 

Esse tipo de produto possui uma ampla variedade de fatores, desde bronzeadores com quase zero proteção (não recomendado) até o  FPS 100. 

A dica para acertar e evitar ardência, queimaduras e insolação é a reposição do protetor a cada 2 h de exposição e escolher o FPS de acordo com o tom da sua pele, pois quanto mais clara maior será o FPS.

4. Acessórios importantes para proteção

Acessórios como chapéus, bonés, lenços e roupas com FPS ajudam na proteção durante as férias. Então, ao sair, não deixe de levar junto esses objetos para ter um cuidado extra com a exposição solar. 

Por fim, lembre-se de todas as dicas para manter sua saúde, bem-estar a sua pele muito mais segura.

Ou seja, se hidrate, foque na alimentação equilibrada, potencialize sua alimentação com a vitamina C e com o colágeno Verisol, além de usar protetor solar e acessórios para proteger a pele contra o envelhecimento precoce e ressecamento excessivo.

Mais ainda, não deixe de se cuidar durante todo o ano, busque profissionais para te auxiliar em todas essas questões e tenha uma pele bonita durante o verão e também em todas as estações do ano.

Quer saber mais?

Conteúdo originalmente escrito por Dra. Raquel Campo, nutricionista e produtora de conteúdo do Blog Vhita.

 

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