10 tipos de almofada que podem ser ideais para você

Seu portal de Saúde e Bem Estar

10 tipos de almofada que podem ser ideais para você

Há indícios de que a almofada foi inventada pelos árabes. Ela provém da palavra almukhadda, almo:lugar khad: face. Normalmente era um saco cheio de um material macio que usavam para repousar partes do corpo, mas nunca perdendo aqueles adornos e bordados que só o oriente médio possui.

Os povos nômades também usavam muito esse item. Hoje em dia são usadas almofadas em longas viagens de aviões e ônibus.

Diferentemente dos nômades beduínos, aquela almofada obsoleta deu lugar a almofada de pescoço com material hipoalérgico de bolinhas de isopor pérolas.

Se o seu caso for o excesso de luz, existe a almofada de pescoço com capuz panda que veda seus olhos, diminuindo a incidência de luz e que ainda aquece a região mais desprotegida do seu corpo.

Almofadas nos dias de hoje

Os materiais de preenchimento que muitas vezes eram de penas e tecidos animais, foram substituídos por um material antialérgico que além de confortável é ortopédico, distribuindo o peso do seu corpo igualmente na almofada, alinhando sua coluna, prevenindo úlceras e diminuindo o atrito da sua pele.

Outro material muito usado atualmente é o visco elástico composto por poliuretano, desenvolvido pela NASA, que é mais segmentado para as pessoas que querem mais conforto na hora de relaxar.

As almofadas ortopédicas são desenvolvidas para prevenir o LPP (lesão por lesão), é indicado para pessoas que passam horas na mesma posição trabalhando ou estudando, mulheres gestantes, pacientes acamados por muito tempo e cadeirantes.

1. Almofadas ortopédicas à ar e espuma

As almofadas ortopédicas além de terem diferentes tamanhos, possuem materiais distintos podendo ter 3 variações.

A almofada de espuma é uma das mais usadas pelo fato de seu menor valor, não é tão resistente como as demais, podendo sofrer rasgos e descamações dependendo do material de revestimento.

As almofadas de ar também têm variações de formatos e estruturas, e possuem um ponto fraco que são os materiais perfurantes;

2. Almofada caixa de ovo

A almofada caixa de ovo tem esse poder de prevenir o LPP. Você pode encontrá-la em diferentes estruturas, ela suporta até 130kg e é muito fácil de lavar.

Seu formato, que é semelhante a uma caixa de ovo, ajuda na distribuição do peso e faz com que seja uma das linhas mais anatômicas. O preço da almofada caixa de ovo é bem variável, assim como as cores e tamanhos;

3. Almofada antiescara gel

Seguindo esse padrão de proteção contra o LPP, a almofada antiescara gel também auxilia na distribuição de peso e é muito resistente à fadiga provocado pelo peso do corpo.

Muitas empresas ortopédicas trabalham para elaborar materiais cada vez mais transpiráveis e laváveis;

4. Almofada para cadeira de banho

Normalmente, como assento higiênico, mede 42x42cm. A almofada de gel para cadeira de banho é impermeável e pode suportar um grande peso.

Desenvolvida para que não haja acúmulo de bactérias, pode ser usada também em cadeira de rodas e evita o aparecimento de escaras;

5. Almofada de gel

A almofada de gel é o material mais anatômico dentre as almofadas e a mais indicada a pacientes ou pessoas com excesso de peso.

Ela é impermeável e tem um valor de mercado um pouco acima das demais, se comparada à uma almofada caixa de ovo espuma ou de ar, por exemplo;

6. Almofadas de gel para cadeirantes

As pessoas portadoras de deficiência física, que no Brasil chegam a 6,2% da população, usam algumas dessas almofadas como mais do que um item decorativo: a almofada é um objeto de inclusão;

7. Almofadas antiescaras

Todas essas almofadas ortopédicas são antiescaras, umas mais do que as outras, mas tudo dependerá do material que é desenvolvida;

8. Almofadas caixa de ovo com orifício

É indicada principalmente a mulheres gestantes e pessoas com hemorroidas, de forma oval e vazada no meio, pode ser acoplada nos mais diferentes locais para se sentar;

Elas não são ortopédicas, mas estão na lista por sua alta resistência. Com material futurista, desenvolvido pela NASA, essas almofadas fazem com que seu sono chegue às nuvens.

9. Almofadas de poliuretano

É a reação química de dois elementos, isocianato e poliol. Não é ortopédica, mas é a evolução quando falamos em “conforto” porque é elástica, flexível e possui ótima resistência à fadiga e ao rasgamento, e tem diferentes níveis de dureza;

10. Almofada de pescoço massageadora

Precisa de duas pilhas AA para produzir choques eletrônicos, relaxa a dureza dos músculos e alivia o desconforto do pescoço, provocando uma sensação de relaxamento.

Feita de micropartículas de poliestireno expandido, elastano e poliamida, tem grande resistência comparada ao látex natural.

Perfeita para levar pra qualquer lugar e relaxar à vontade. Alivia o estresse e deixa o dia muito melhor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *